Seja bem-vindo
Aparecida de Goiânia,13/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

STF suspende investigação da PF contra Marconi por supostos desvios na saúde

Advogado defendeu que ex-governador Marconi Perillo foi envolvido na operação deflagrada no dia 6 de fevereiro

www.aparecidanoticias.com.br
STF suspende investigação da PF contra Marconi por supostos desvios na saúde Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a defesa do ex-governador de Goiás e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, e suspendeu a investigação da Polícia Federal, que apura supostos desvios na saúde entre 2012 e 2018, período em que esteve à frente do estado.


O advogado de Perillo, Romero Ferraz Filho argumentou, em reclamação, que a Operação Panacéia, deflagrada na quinta-feira passada, envolveu o ex-governador sem que ele tenha “praticado ou concorrido para prática de qualquer ato nessa investigação, inclusive por meio de autoridade incompetente”.


Neste contexto, afirma que as ações da PF deveriam ter sido autorizadas pelo STF, por se tratar do período em que Perillo era governador, e diz que o político e a sua família têm sofrido ilegalidades, arbitrariedades e abuso de autoridade, motivos pelo solicitou a suspensão.


O ministro Gilmar Mendes atendeu o pedido, deferindo a liminar que valerá até que o mérito seja analisado. O magistrado também solicitou informações acerca da operação à 11ª Vara Federal.


Na quinta-feira passada, a PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão. Um dos mandados foi cumprido na residência do tucano, em Goiânia. A ex-primeira-dama, Valéria Perillo, e as duas filhas do casal tiveram o sigilo bancário quebrado.


Segundo a PF, os desvios no governo de Marconi Perillo teriam sido intermediados por uma organização social (OS) que mantinha contratos com a gestão para a prestação de serviços a dois hospitais estaduais destinados ao atendimento de emergência. Essa OS subcontratava empresas ligadas a políticos e aos próprios administradores, que recebeu R$ 900 milhões de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).


Parte do dinheiro recebido pela empresa, segundo a investigação, retornava aos próprios políticos ou à administração da organização, o que configuraria o crime de peculato.


Veja trecho da nota da defesa de Marconi: 

“A defesa de Marconi Perillo reafirma sua confiança na Justiça e rechaça, de novo, as ilegalidades, arbitrariedades, violência política e flagrante abuso de autoridade cometidos contra o ex-Governador e familiares”.

Veja nota da defesa de Marconi

A defesa do ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, tem denunciado desde quinta-feira as ilegalidades da Operação Panacéia que o envolveu sem ter praticado ou concorrido para prática de qualquer ato nessa investigação, inclusive por meio de autoridade incompetente.

Em busca de que seja resguardado os seus direitos, a defesa ajuizou Reclamação Constitucional no STF, tendo sido deferida medida liminar para suspender toda investigação até que a Suprema Corte analise definitivamente o pedido, tendo em vista que o ex-Governador pode ser prejudicado.

Enquanto isso, a defesa de Marconi Perillo reafirma sua confiança na Justiça e rechaça, de novo, as ilegalidades, arbitrariedades, violência política e flagrante abuso de autoridade cometidos contra o ex-Governador e familiares.

Com informações do O Globo 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.