Aparecida de Goiânia e suas relações de comércio exterior
Além de aumentar os lucros, facilita a troca de novas tecnologias e matérias-primas, gerando novos empregos e movimentando a balança comercial.

O comércio exterior é fundamental para a economia global e de um país, pois permite a troca de bens, serviços e capitais. Além de aumentar os lucros, facilita a troca de novas tecnologias e matérias-primas, gerando novos empregos e movimentando a balança comercial.
As potencialidades econômicas de Aparecida de Goiânia, por exemplo, para o comércio exterior têm atraído diplomatas da África, da Europa e países da Ásia, como a China. A cidade goiana exporta alimentos, medicamentos, vestuário, equipamentos ortopédicos, produtos de nutrição animal e outros.
Com diversificada linha de produção, Aparecida apresenta potencial de crescimento para o setor de exportação. Há um consenso entre investidores de que a cidade, na região metropolitana de Goiânia, tem sido referência em prospecção de investimentos econômicos.
Apesar disso, é preciso ampliar sua capacidade de exportação com apoio do poder público e implementação de políticas públicas. O diálogo permanente com as embaixadas no Brasil é de suma importância para relações comerciais, parcerias, cooperações econômicas, soluções inteligentes para a vida urbana e, claro para o desenvolvimento sustentável.
Vejo a proposta de criar uma Frente Parlamentar de Integração Goiás-China, na Assembleia Legislativa, como importante medida de interesse social, que visa não apenas discutir as experiências bilaterais, mas também fomentar o desenvolvimento de projetos, atração de investimentos e, claro, e o desenvolvimento nas mais diversas áreas que impactam a vida do cidadão.
A Acirlag, por exemplo, que representa o setor econômico da região leste de Aparecida – a mais propulsora economicamente – vislumbra a ampliação das capacidades de investimentos em Aparecida. A cidade apresenta qualidades econômicas avantajadas e os horizontes podem ser ampliados, gerando empregos e renda e, evidentemente, potencializando o turismo de negócios.
Maione Padeiro é presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag)
COMENTÁRIOS