Tempo Hoje
19° | 19°
![tempo hoje](https://openweathermap.org/img/w/10n.png)
Últimas
- Equipe de Vilela e Defesa Civil de Goiás preparam ações integradas em Aparecida
- Primeira infecção humana por gripe aviária, quais os riscos?
- Aquecimento global bateu marca dos 1,5 ºC. O que vem agora?
- O jeito certo de limpar a cozinha, segundo o Dr. Bactéria
- Brasil vence Paraguai e se classifica para o Mundial Sub-20
- Brasil garante presença no slalom feminino dos Jogos de Inverno
- Keanumicinas - Bactérias letais inspiradas em Keanu Reeves
- Bia Haddad vence estreia nas duplas e vai às oitavas no WTA de Doha
- Osasco é tetracampeão da Copa Brasil de vôlei feminino
- Ceará bate Fortaleza no Castelão e segue 100% no estadual
Publicidade
A Cidade
História
No dia 20 de março de 1922, o vigário Francisco Wand, da congregação do Santíssimo Redentor, rezou uma missa na sede da Fazenda Santo Antônio. A propriedade era do senhor José Cândido de Queirós, que sabia da importância de ceder o local para a realização da desobriga pascal, isto é, dar oportunidade à comunidade de comungar e também de realizar os batizados e casamentos, pelo menos uma vez ao ano. E nesse dia surgiu a ideia de fundar um patrimônio para a Igreja Católica. Além de José Cândido, mais três senhores se prontificaram a doar terras para a obra: Abrão Lourenço de Carvalho; Antônio Batista de Toledo e Benedito Batista de Toledo.
Menos de dois meses depois, no dia 3 de maio de 1922, um cruzeiro de aroeira lavrada despontava no cerrado, marcando oficialmente a primeira missa campal do município que ainda estava por surgir e que também foi celebrada pelo vigário Francisco Wand. Posteriormente, o cruzeiro foi transportado por uma multidão de pessoas, que saiu a pé da Fazenda Santo Antônio até a frente da Igreja Matriz, onde se encontra atualmente.
No dia 11 de maio de 1922, debaixo de um rancho de madeira roliça e coberta com palha de bacuri, foi rezada a segunda missa campal, onde foi construída a capela da padroeira do arraial, recebendo mais tarde o nome de Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Neste mesmo ano, iniciou-se a construção da igreja que deveria ser levantada com o auxilio do povo da região.
Dentre os vários colaboradores estão os nomes de Aristide Frutuoso, Antônio Lourenço Ribeiro, Antônio Alves Fortes, Antônio Bertoldo Ribeiro, Elias
Gonçalves Primo, Manuel Cabral da Silva, Joaquim Marques da Silva, Benedito Batista de Toledo e outros. Estas pessoas doaram madeira, areia, adobes, pedra, telha, carreto e outros serviços.
No mesmo local onde foi feito o rancho e celebrado a missa de inauguração, simbolizando o lançamento da pedra fundamental, foi construída a igreja, a mesma que, ainda hoje, ostenta a praça do jardim com seu estilo antigo, ou seja, conhecida atualmente como Praça da Matriz. O senhor João Batista de Toledo, carpinteiro de referência, foi encarregado de ser o construtor da igreja até o término da obra.
Com o tempo, a cidade cresce e passa a ser conhecida como Arraial de Aparecida.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Aparecida de Goiânia ex-Goialândia, pela Lei Estadual n.º 4.927, de 14-11-1963, desmembrado de Goiânia. Sede no atual distrito de Aparecida de Goiânia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 7.050, de 27-07-1968, é criado o distrito de Vila Brasília e anexado ao município de Aparecida de Goiânia.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Aparecida de Goiânia e Vila Brasília.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 7.050, de 27-07-1968, é criado o distrito de Vila Brasília e anexado ao município de Aparecida de Goiânia.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Aparecida de Goiânia e Vila Brasília.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.
![](https://www.aparecidanoticias.com.br/arquivos/galerias/33/fotos/10-aniversario-de-aparecida-igreja-matriz-1980-2.jpg)
Os melhores pontos turísticos da cidade de Aparecida de Goiânia
Segunda maior cidade de Goiás é repleta de cartões-postais que precisam ser visitados
![](../../../../../arquivos/img-uploads/imagem_28.jpg)
O segundo maior município de Goiás, Aparecida de Goiânia, às vezes pode passar despercebido pelos olhares mais atentos, uma vez que é conhecida como a cidade-irmã da capital e divide pontos turísticos na Região Metropolitana.
No entanto, esta localidade, que em 2024 completou 102 anos de história, possui um roteiro incrível de lugares para se conhecer, fazendo com que turistas (ou até moradores) se apaixonem.
Praça da Cidade Administrativa
![](../../../../../arquivos/img-uploads/imagem_31.jpeg)
Praça da Cidade Administrativa, na Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Dentre estes locais, a Praça da Cidade Administrativa — renomeada recentemente com o adicional “Maguito Vilela”, em homenagem ao ex-prefeito, falecido em 2021 — é conhecida como um dos cartões postais da cidade e que precisa ser visitado.
Isso porque, no terreno, que serve como uma espécie de jardim da Prefeitura, é possível aproveitar diversas atrações gratuitas, que vão desde academia ao ar livre, pistas de caminhada, ciclovia, espaço amplo para a realização de piqueniques e passeios ideais para realizar com as crianças e até mesmo os pets.
Parque da Criança
![](../../../../../arquivos/img-uploads/imagem_29.jpg)
Parque da Criança, em Aparecida de Goiânia.
O Parque da Criança, no Setor Mansões Paraíso, também é uma opção e tanto quando o programa é aproveitar um tempo ao lado dos pequenos. Uma vez que por lá existem diversos brinquedos em um parquinho de areia, todos livres para a meninada passar a tarde inteira brincando.
O mesmo serve para as pistas de skate e de caminhada, para os adeptos de mais “ação” ao praticar esportes. Um lago, repleto de peixes e patos fecha a paisagem com chave de
Parque da Família
![](../../../../../arquivos/img-uploads/imagem_30.jpg)
Parque da Família, em Aparecida de Goiânia.
Também falando em parques, ao lado do Aparecida Shopping, o Parque da Família têm tudo o que se precisa em uma tarde de folga: brinquedos, areia, pistas de caminhada e locais para prática de esporte. Também por ali, atravessando a rua, é possível encontrar estabelecimentos dos mais variados tipos: lojas para compras, alimentação e agências bancárias.
Em datas comemorativas, a praça também se torna palco de eventos oficiais da Prefeitura, com a Rua da Glória e Avenida Independência recebendo desfiles e apresentações interessantíssimas. No Natal, por exemplo, o local também fica todo decorado com luzes das mais variadas cores e tamanhos.
Igreja Mãos Postas
![](../../../../../arquivos/img-uploads/imagem_31.jpg)
Templo Mãos Postas em Aparecida de Goiânia.
Localizada no Setor Vila Brasília, um dos mais tradicionais do município, a Igreja Mãos Postas encanta os fãs de arquitetura com uma fachada impressionante que representam um gigante par de mãos segurando a vidraçaria e a porta do templo.
A construção, fundada em 1964, tem raízes ligadas ao Egito Antigo, além de um caráter místico-filosófico, devido à ligação com a instituição Ordem Rosacruz (Amorc), que segue tradições e a Cultura Rosacruz.