Uma ação do 45º Batalhão da Polícia Militar, com apoio do serviço de inteligência do 2º Comando Regional da PM de Goiás, desarticulou nesta segunda-feira (7) uma chácara que funcionava como ponto clandestino de queima de fios telefônicos furtados, no Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia.
Durante a operação, a polícia encontrou cerca de 550 quilos de fios telefônicos, entre cabos de cobre e alumínio, muitos deles já queimados para facilitar a extração do cobre – material de alto valor no mercado paralelo. Dois suspeitos foram flagrados no momento em que queimavam parte do material. Um terceiro, identificado como caseiro, também foi localizado na propriedade.
Na chácara, foram apreendidos 100 kg de fios queimados, 100 kg de fios intactos e outros 150 kg de fios dentro de um veículo Fiat Fiorino branco. A investigação se estendeu até a casa de um dos suspeitos, no Setor Cidade Satélite São Luiz, onde foram encontrados mais 200 kg de fios telefônicos.
A autenticidade do material foi confirmada por um representante da empresa de telefonia Vivo, que declarou que os cabos haviam sido furtados em Aparecida de Goiânia. Após a confirmação, os suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes da cidade.
Dois adultos foram autuados em flagrante por receptação. Um adolescente também envolvido foi submetido às medidas previstas no Artigo 180 do Código Penal Brasileiro.
Segundo a Polícia Militar, ações como essa reforçam o comprometimento da corporação com o combate ao furto e receptação de materiais metálicos. O trabalho de inteligência tem sido fundamental para identificar os pontos de armazenamento e processamento do material furtado, que muitas vezes são operados por organizações criminosas especializadas.
A PM pede que a população continue colaborando com denúncias anônimas, que podem ser feitas por meio do telefone 190 ou do Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública.