O Paquistão bombardeou alvos do governo do Talibã nas principais cidades do Afeganistão durante a madrugada dessa sexta-feira (27), informaram autoridades de ambos os países. Em uma postagem no X, o ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja Asif, disse que a paciência chegou ao “limite” e declarou “guerra aberta”.
Fontes de segurança no Paquistão afirmaram que os ataques envolveram lançamentos de mísseis contra escritórios e postos militares do Talibã em Cabul, Kandahar e Paktia, e também confrontos terrestres ao longo da fronteira entre os dois países.
O Talibã disse que fez “ataques retaliatórios” contra instalações militares paquistanesas.
As relações entre Cabul e Islamabad têm sido tensas devido a uma longa disputa sobre a acusação do Paquistão de que o Afeganistão abrigou militantes que realizam ataques através da fronteira. O Talibã negou a acusação e disse que a segurança do Paquistão é um problema interno.
Via Agência Brasil