Aparecida, 14/06/2026
Aluna explica por que aceitou fazer teste com agulha compartilhada em aula no ES

Aluna explica por que aceitou fazer teste com agulha compartilhada em aula no ES

userjunior
userjunior
Atualizado 08/04/2026 às 22:29

Em uma aula do ensino médio em Laranja da Terra, no Espírito Santo, 43 alunos usaram a mesma agulha para coleta de sangue durante uma atividade prática. Ao g1, uma das estudantes, que preferiu não se identificar, contou que o grupo aceitou a experiência porque confiava no professor, que limpava o objeto com álcool antes de cada uso.

Para quem não acompanhou o caso, o portal LeoDias resume: durante uma aula de Práticas Experimentais em Ciências, ministrada por um professor de química, os alunos aprenderam a realizar um teste para identificar seus tipos sanguíneos. No entanto, o docente utilizou a mesma agulha para coletar o sangue de todos os estudantes.

Veja as fotos

Foto/G1
Aluna explica por que aceitou fazer teste com agulha compartilhadaFoto/G1
Foto/Youtube
43 alunos usarem a mesma agulha durante teste em aulaFoto/Youtube
Foto/Pexels
43 alunos usarem a mesma agulha durante teste em aulaFoto/Pexels

Agora, uma das alunas revelou que as atividades aconteceram entre os dias 7 e 14 de março e envolveram um total de 44 alunos, número que soma participantes de quatro turmas diferentes ao longo dos dias do experimento. Além disso, a estudante explicou que os colegas participaram da atividade porque confiavam no professor.

“A gente pensou ‘ele é professor, ele sabe o que está fazendo’. Como ele tava limpando com álcool, a gente, no calor do momento, a gente acreditou que tava tudo bem”, a jovem explicou que o professor, que teria usado uma lanceta, higienizava o objeto com álcool entre cada uso, embora esse não seja o protocolo recomendado para a coleta de sangue em diferentes indivíduos.

A aluna também revelou que os estudantes só tomaram consciência dos riscos quando foram chamados para uma conversa no final da aula. Ela afirmou que, após a discussão, houve uma revolta geral contra o professor: “Uma outra professora começou a explicar a situação falando que ele tinha errado e ela foi dando as orientações”, contou.

“Todo mundo ficou assim, bem chateado, muitas pessoas ficaram com raiva do professor, foi um caos na sala, foi difícil controlar todo mundo”, disse a jovem. Até o momento, a identidade do professor, que foi demitido, não foi revelada para preservar a privacidade dos alunos, que já realizaram exames e receberam resultados negativos para qualquer doença transmissível.

Ao portal LeoDias, a Secretaria Municipal de Laranja da Terra detalhou os atendimentos: “Foram prestados 44 atendimentos, sendo 43 alunos e um professor, pelas equipes do Hospital Municipal de Laranja da Terra e da Unidade Básica de Saúde da sede. Todos os atendidos estavam em boas condições de saúde, sem apresentar sintomas incomuns”.

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando o caso de perto e garantiu que está oferecendo apoio tanto aos alunos quanto aos familiares. Além disso, os estudantes deverão repetir os exames em breve. A Polícia Civil também informou ao portal que continuará com as investigações sobre o caso.