Aparecida, 27/06/2026

UFG retoma vestibular próprio após 10 anos; veja como participar

userjunior
userjunior

A Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou nesta segunda-feira (14) que voltará a aplicar vestibular próprio em 2025, após uma década utilizando exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso em seus cursos de graduação. A novidade marca uma mudança importante na forma de acesso à instituição e amplia as oportunidades para os estudantes.

O vestibular será realizado no dia 19 de outubro de 2025 e vai preencher 2.209 vagas em mais de 100 cursos de graduação distribuídos nos campi de Goiânia, Aparecida de Goiânia e cidade de Goiás. A prova terá apenas uma fase, com 96 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.

As inscrições devem ser feitas entre 4 de agosto e 5 de setembro, exclusivamente pela internet, no site do Instituto Verbena, responsável pela organização do processo seletivo. Pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser realizados de 4 a 14 de agosto.

Entre os cursos com mais vagas ofertadas, estão Agronomia, com 70 vagas, e Medicina, com 55 vagas. A retomada do vestibular permite que estudantes que não participaram do Enem tenham uma nova chance de ingresso, além de beneficiar aqueles que desejam tentar ambos os processos, já que as datas não coincidem.

Mesmo com o retorno do vestibular tradicional, a UFG manterá o Sisu como forma de ingresso, utilizando as notas do Enem. Segundo a reitora da universidade, Angelita Pereira de Lima, a reintrodução da prova tradicional visa fortalecer o Sisu e ampliar o aproveitamento das vagas.

“O vestibular qualifica ainda mais o Sisu, pois segue diretrizes semelhantes. Com isso, aumentamos a ocupação das vagas, que em 2024 chegou a 90%, superando a média nacional de 75%”, destacou a reitora.

A universidade manterá sua política de ações afirmativas, com reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Para o pró-reitor de Graduação, Israel Elias Trindade, o retorno do vestibular amplia o acesso ao ensino superior.

“Essa mudança é uma forma de democratizar ainda mais o ingresso, alcançando públicos que, por diversos motivos, não participaram do Enem”, explicou.