Aparecida, 15/06/2026
Reciclagens irregulares são alvo de nova operação em Aparecida

Reciclagens irregulares são alvo de nova operação em Aparecida

userjunior
userjunior
Atualizado 27/04/2026 às 11:15



A cidade de Aparecida de Goiânia segue reforçando o combate ao comércio ilegal de materiais furtados com mais uma fase da Operação Legalidade. Na última terça-feira (27), uma ação integrada de forças policiais e órgãos municipais resultou na notificação de seis estabelecimentos de reciclagem e na interdição de um deles, localizados no Setor Garavelo.

Essa foi a sexta operação realizada desde fevereiro e a terceira apenas em maio, consolidando a ofensiva das autoridades contra práticas irregulares que favorecem crimes como furto de fios de cobre e alumínio.

Ação coordenada entre forças de segurança e fiscalização

A operação contou com a participação do 45º Batalhão da Polícia Militar, 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), auditores da Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana e representantes da empresa Equatorial, responsável pela distribuição de energia na região.

Além de prevenir crimes ambientais e urbanísticos, o principal foco da força-tarefa é coibir a receptação de fios furtados, prática que alimenta um mercado ilegal em crescimento. O quilo do cobre, por exemplo, chega a valer R$ 43,00, tornando-se um alvo recorrente de criminosos.

Com a mais recente etapa, já somam nove reciclagens e ferros-velhos interditados e 16 notificados desde o início da operação. Os agentes também registraram:

  • Duas prisões em flagrante
  • Cinco detenções temporárias
  • Apreensão de cerca de 250 quilos de cobre e alumínio
  • Recuperação de um celular roubado e outros itens sem procedência

Essas ações são parte de um esforço contínuo para desarticular redes de receptação e proteger a infraestrutura urbana, afetada constantemente por furtos de cabos.

Furto de cabos da Equatorial: funcionários envolvidos

Na sexta-feira anterior à operação, um caso chocou as autoridades: um homem de 34 anos, funcionário de uma empresa terceirizada da Equatorial, foi preso acusado de participar do furto de 55 quilos de cabos de alumínio nos dias 22 e 23 de maio.

Segundo a polícia, ele confessou o crime e apontou a participação de um colega de 27 anos. O material furtado foi vendido a uma reciclagem no Setor Garavelo, onde foi recuperado. O proprietário do ferro-velho também foi preso e indiciado por receptação.