A gestão municipal de Aparecida de Goiânia terá tolerância zero e vai notificar, autuar e até interditar empresas concreteiras que insistem em deixar água servida minando no asfalto, em bloquear as calçadas para empilhar blocos de concreto, jogar restos de materiais nas bocas de lobo e descartar lixo e entulho em lotes baldios.
Segundo o prefeito Leandro Vilela, as mesmas sanções valerão ainda para caminhões que deixam cair concreto no asfalto e não recolhem o material imediatamente. Ele garantiu que o município punirá severamente os infratores.
Numa ação educativa, Vilela reuniu nesta quarta (24) gestores de concreteiras que atuam na região do setor Santa Luzia para reforçar as medidas administrativas que o município pode e vai tomar para conter essas ilegalidades. O descarte irregular de água servida, lixo e entulho, por exemplo, é considerado crime ambiental.
“Nós temos feito um esforço muito grande, em todos os sentidos, para a cidade melhorar para todo mundo. Mas para isso acontecer, nós precisamos mudar aquele cenário definitivamente”, disse Leandro Vilela mencionando irregularidades flagradas na área das concreteiras.
O encontro com os empresários ocorreu no Gabinete do Prefeito e nele foi criado um grupo de trabalho entre equipes do município e administradores dessas empresas. O coletivo terá representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Planejamento e Regulação Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Articulação Política; Fazenda; Segurança Pública e Infraestrutura.
Leandro Vilela determinou que a Secretaria de Infraestrutura planeje e execute a recuperação das bases e do pavimento de vias no entorno das concreteiras. Secretário da pasta, Alfredo Soubihe citou que há caminhões pesando até 40 toneladas que hoje trafegam em vias projetadas para veículos de até 5 toneladas. As concreteiras foram convidadas a ceder matéria-prima para fazer essas melhorias.
Treinamento com equipes do município
O engenheiro civil Marcelo Reguffe, que é diretor na Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem, adiantou que as concreteiras que participaram da reunião abraçarão o projeto e tomarão providências internas para orientar seus profissionais, sobretudo os motoristas.
“Estamos fazendo treinamento com os motoristas. E agora, podemos fazer essa qualificação junto com o pessoal do Meio Ambiente e da Regulação Urbana”, sugeriu Marcelo. O prefeito Leandro Vilela agradeceu pelo compromisso firmado pelas empresas. E concluiu: “só de vocês estarem aqui, vocês já têm o direito da boa-fé”.