Aparecida, 24/06/2026
Aparecida não tolerará descarte irregular feito por concreteiras, garante Vilela

Foto/Jhonney Macedo

Aparecida não tolerará descarte irregular feito por concreteiras, garante Vilela

Prefeito reuniu gestores de empresas da região do Santa Luzia para anunciar reforço na fiscalização, engajar as companhias num projeto de revitalização de vias públicas na localidade e cobrar o cumprimento das leis ambientais do município.

Ludmilla Ruffo
Ludmilla Ruffo

A gestão municipal de Aparecida de Goiânia terá tolerância zero e vai notificar, autuar e até interditar empresas concreteiras que insistem em deixar água servida minando no asfalto, em bloquear as calçadas para empilhar blocos de concreto, jogar restos de materiais nas bocas de lobo e descartar lixo e entulho em lotes baldios.

Segundo o prefeito Leandro Vilela, as mesmas sanções valerão ainda para caminhões que deixam cair concreto no asfalto e não recolhem o material imediatamente. Ele garantiu que o município punirá severamente os infratores.

Numa ação educativa, Vilela reuniu nesta quarta (24) gestores de concreteiras que atuam na região do setor Santa Luzia para reforçar as medidas administrativas que o município pode e vai tomar para conter essas ilegalidades. O descarte irregular de água servida, lixo e entulho, por exemplo, é considerado crime ambiental.

“Nós temos feito um esforço muito grande, em todos os sentidos, para a cidade melhorar para todo mundo. Mas para isso acontecer, nós precisamos mudar aquele cenário definitivamente”, disse Leandro Vilela mencionando irregularidades flagradas na área das concreteiras.

O encontro com os empresários ocorreu no Gabinete do Prefeito e nele foi criado um grupo de trabalho entre equipes do município e administradores dessas empresas. O coletivo terá representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Planejamento e Regulação Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Articulação Política; Fazenda; Segurança Pública e Infraestrutura.

Leandro Vilela determinou que a Secretaria de Infraestrutura planeje e execute a recuperação das bases e do pavimento de vias no entorno das concreteiras. Secretário da pasta, Alfredo Soubihe citou que há caminhões pesando até 40 toneladas que hoje trafegam em vias projetadas para veículos de até 5 toneladas. As concreteiras foram convidadas a ceder matéria-prima para fazer essas melhorias.

Treinamento com equipes do município

O engenheiro civil Marcelo Reguffe, que é diretor na Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Concretagem, adiantou que as concreteiras que participaram da reunião abraçarão o projeto e tomarão providências internas para orientar seus profissionais, sobretudo os motoristas.

“Estamos fazendo treinamento com os motoristas. E agora, podemos fazer essa qualificação junto com o pessoal do Meio Ambiente e da Regulação Urbana”, sugeriu Marcelo. O prefeito Leandro Vilela agradeceu pelo compromisso firmado pelas empresas. E concluiu: “só de vocês estarem aqui, vocês já têm o direito da boa-fé”.